Linguística Textual: teoria e prática
Linguística Textual. Referenciação. Intertextualidade. Tópico discursivo. Plano de texto. Tecnodiscursividade. Argumentação.
Da sintaxe ao discurso: caminhos e possibilidades
A linguística do final do século XX e início do século XXI tem se preocupado em considerar diferentes fenômenos relacionados às interfaces entre os componentes da estrutura linguística: fonologia-morfologia, morfologia-sintaxe, sintaxe-semântica, semântica-pragmática, etc. No entanto, menos se avançou no estudo da relação entre fenômenos sintáticos e discurso, uma vez que algumas abordagens gramaticais preferem manter a frase como limite máximo de análise e desconsideram os vínculos que os constituintes e elementos estabelecem nos níveis superiores (parágrafos, sequências, turnos, etc.). Da mesma forma, nos estudos do discurso, o papel desempenhado pelas classes de palavras e outros recursos lexicais e gramaticais, em geral, na "montagem" textual, não costuma ser enfatizado. Por isso, neste seminário partimos de propostas que sustentam que as estruturas da língua são válidas de acordo com o uso, de modo que nosso objetivo é apresentar aos alunos uma proposta que contemple o funcionamento dos diferentes recursos léxico-sintáticos da língua em diferentes tipos de textos. Portanto, o texto, em suas diversas classes e formatos, constitui o ponto de encontro para considerar como os diferentes tipos de significado (conceitual, pragmático, enciclopédico etc.) se interrelacionam e se projetam através dos mecanismos formais da linguagem (morfossintático e semântico).
Semiótica da Canção e da Música Instrumental
A Semiótica Discursiva como caminho de análise dos textos cancionais e musicais. A proposta de uma Semiótica da Canção de Luiz Tatit. A relação entre as presenças entoativas e musicais nas práticas cancionais. A enunciação nas práticas da música instrumental. O Sujeito Cancional e o Sujeito Musical.
Pragmática formal e dinâmica contextual
Desde ao menos a década de 70 do século XX, surgiram, no âmbito do estudos formais do significado, abordagens ditas dinâmicas, que relacionam significado e mudança de contexto. Essas abordagens buscam formalizar a noção de contexto de fala e a maneira como proferimentos de vários
tipos alteram esse contexto. Este curso apresenta de maneira acessível algumas ideias fundamentais dessas abordagens, permitindo aos alunos compreendê-las, discuti-las e incorporá-las em suas pesquisas.
Curso de formação inicial de docentes de PLAc em diferentes contextos: propostas de ensino e direitos e deveres linguísticos
Direitos e deveres migratórios linguísticos. O conceito de Português como língua de acolhimento (PLAc). Perspectivas, práticas pedagógicas e materiais didáticos para o ensino de PLAc na Educação não formal, na Educação Básica, na Educação de Jovens e Adultos e na Educação Superior.
Análisis del discurso y argumentación. Nuevas derechas en Argentina y Brasil
Atualmente, destaca-se o crescimento da retórica autoritária da nova direita, o que impulsionou também o interesse por esse assunto na pesquisa acadêmica. Disso decorre a proposta de oferecer um curso, cujo objetivo geral é refletir sobre o uso que essas direitas fazem da argumentação na Argentina e no Brasil.
En la actualidad, se destaca el crecimiento de la retórica autoritaria de las nuevas derechas y el interés que ha despertado en la investigación académica, de allí la propuesta del dictado de un curso que plantea como objetivo general reflexionar sobre el empleo que estas derechas hacen de la argumentación en Argentina y Brasil.
A Linguística Textual no contexto do ensino-aprendizagem
O minicurso A Linguística Textual no contexto ensino-aprendizagem: a intertextualidade em sala de aula tem como objetivo apresentar sugestões para se trabalhar a intertextualidade em sala de aula ao considerar a sua importância para desenvolver a capacidade leitora dos alunos.
Popularização da Linguística: modos de usar
Pressupostos básicos da prática de popularizar a ciência, com ênfase na Linguística. Análise e produção de artigos de popularização da Linguística.
Formação de Professores alfabetizadores de jovens e adultos
Fundamentar e instrumentar os participantes com uma metodologia baseada nos avanços da linguística, psicolinguística, sociolinguística, neurociência, e neuropsicologia. As letras e os grafemas são retirados de palavras-chave que por seu integram o texto que consta no livro “Textos escolhidos para jovens e adultos – Sistema Scliar de Alfabetização” (SCLIAR-CABRAL, 2024a), elaborado especialmente para esse público.
Introdução à Pragmática
Teorias sobre o uso linguístico. Significado da sentença e significado do falante. Fenômenos clássicos: referência, pressuposição, implicaturas conversacionais e atos de fala.